Para a Associação Americana de Psiquiatria, para ser considerada com tensão pré-menstrual, a mulher precisa de um sintoma emocional e outro físico.
Os sintomas geralmente variam entre ansiedade, irritabilidade, insônia, sonolência, fome em excesso, falta de apetite, tristeza, cansaço e dificuldade de concentração. E também podem ser manifestados os sintomas físicos como dor de cabeça, acne, aumento de peso, inchaço das mamas, distensão abdominal e dores musculares. Lembrando que, não necessariamente a mulher vá apresentar todos os sintomas.
Durante a TPM, a mulher tende a consumir mais calorias, principalmente as vindas de carboidratos refinados (açúcar, massas, doces, pães). Isso, porque esses alimentos trazem, de certa forma, um alívio para os sintomas emocionais. No entanto, pode ocorrer ganho de gordura e ainda mais inchaço.
A boa notícia é que, você consegue reduzir esses sintomas através dos alimentos.
TRIPTOFANO:
O triptofano é um aminoácido precursor da Serotonina, hormônio do bem-estar. Por isso, é muito importante consumir alimentos fonte, como: banana, cacau, aveia, grãos e nozes.
MAGNÉSIO E CÁLCIO:
Atuam como cofatores enzimáticos na produção de neurotransmissores (serotonina e melatonina). O magnésio também é considerado um antagonista natural dos receptores de glutamato N-metil D-Aspartato (NMDA), isso significa que ele é capaz de bloquear esses receptores, reduzindo o processo de dor e tensão. O cálcio consegue diminuir a contração muscular do útero e a retenção de líquidos. Alimentos recomendados: peixes gordurosos, chocolate amargo, abacate, semente de abóbora, tofu, brócolis, semente de gergelim e linhaça.
VITAMINA E
É uma vitamina que tem papel antioxidante da membrana celular, regulação de neurotransmissores centrais e modulação de prostaglandinas pré-inflamatórias. Também pode apresentar efeitos na diminuição das dores nas mamas. Alguns alimentos fonte de vitamina E: gema do ovo, castanha do Pará, amêndoas, vegetais verdes escuro.
VITAMNINA B6 (Piridoxina)
A vitamina B6 é usada para redução de sintomas emocionais recorrentes na TPM, como depressão, irritabilidade, choro fácil, entre outros. Participa da via metabólica para síntese de serotonina, auxiliando na regulação do apetite, humor e sono. Alimentos fonte: gérmen de trigo, fígado, salmão, frango.
Dicas da nutricionista Brisa Mosmann.
Comments