Conheça alguns trabalhos que pode ser feitos para ajudar a evitar lesões.
Faça a prevenção de lesões
Você pode dar uma ajudinha para seu fisioterapeuta, existem trabalhos que podem ser feitos para prevenir lesões.
Com assessórios que você pode ter em sua casa, como elásticos, pesinhos e até mesmo com o peso do seu próprio corpo, você poderá realizar alguns exercícios de fortalecimento, propriocepção e equilíbrio.
Outro meio de prevenção que faz parte da minha rotina, é a imersão no baldão de gelo e água, que alcança até a altura do quadril, de 8 a 10 minutos depois dos treinos fortes. Essa imersão é suficiente para diminuir as dores musculares e recuperar o corpo para o próximo treino.
Caso não tenha em sua casa o baldão, você pode substituir esse procedimento por varredura usando um saquinho com gelo e passando em movimento de vai e vem nas pernas por alguns minutos.
Peça orientação ao seu fisioterapeuta e treinador para te ensinar exercícios específicos que você possa inserir na sua rotina, isso ajudará na prevenção de lesões.
Uma massagem pelo menos a cada quinze dias, quiropraxia, manipulação como liberal miofacial para soltar pontos de tensão também ajuda muito no processo de recuperação.
Kit prevenção
O mercado de produtos esportivos vem crescendo e oferece equipamentos portáteis práticos e que podem ser levados para qualquer lugar, como rolinhos, botas compressivas, massageadores e meias de compressão.
Mantenha no seu carro um kit de prevenção e use após a corrida. Durante viagens longas de avião também faço o uso das meias de compressão para ajudar na circulação, evitando dores e inchaços nas pernas.
Aproveite essas dicas, cuide do seu corpo e corra com segurança!
Bora Correr!
Dicas da maratonista olímpica e educadora física Adriana Silva CREF SP 156667.
Aproveite essas dicas, cuide do seu corpo e da sua mente e corra com segurança!
Comments