Sendo atleta amador ou profissional, você pode reduzir a chance de lesões seguindo algumas dicas simples mas importantes.
Todo corredor é movido por metas e desafios, seja ele atleta de alta performance ou amador, que pode ser desde um caminhante que tem vontade de começar a correr, àqueles que sonham em completar os 42.195km da maratona ou o atleta em busca de uma medalha olímpica, enfim, a corrida oferece grandes experiências e inúmeras são as formas de fazer da corrida o seu desafio.
Mas e quando aparece uma lesão? o que fazer?
Raros são os corredores que nunca tiveram contratempo durante um treino ou competição. Mas calma!
Tendinites, torções, fraturas por estresse são lesões que podem acontecer, e nessa hora é preciso saber lidar com a situação.
Ouça o seu corpo
Quando a dor chega durante a corrida, saiba identificar se é somente fadiga, ou se é uma dor que merece atenção, é uma linha tênue entre uma e outra, nesse caso não insista, é mais seguro interromper o treino e investigar a causa da dor, do que continuar correndo o risco de ter que se afastar das suas atividades por semanas ou meses.
A corrida faz com que você queira superar limites e conquistar metas, mas somos seres humanos e precisamos ouvir nosso corpo quando ele não está dando conta da demanda exigida.
Busque Ajuda
Quando isso acontece o primeiro passo é procurar orientação médica, para que possa ter dar um diagnóstico e indicar um tratamento, se for necessário te encaminhar para um fisioterapeuta, o ideal que seja profissionais do esporte que já têm experiências e conhecimentos específicos na área da medicina esportiva e poderão indicar o tratamento adequado para o seu caso, se precisar conte também com um psicólogo para ajudar no controle da ansiedade e não pular etapas do processo, voltando a correr antes do tempo previsto.
Tão importante quanto cuidar da dor é saber como apareceu, e tratar a causa, para que não venha a acontecer novamente.
Hoje em dia, os fisioterapeutas desenvolvem trabalhos importantes através de testes e avaliações para identificar alterações como desequilíbrio muscular, falta de força, mobilidade e outros.
Junto com o fisioterapeuta Fabio Minuti, faço avaliações periódicas e a partir da análise dos resultados, feita com o acompanhamento do meu treinador, Claudio Castilho, são elaborados treinos e exercícios específicos.
Converse com seu fisioterapeuta a respeito e saiba quais são os tipos de exercícios que poderão auxiliar na sua corrida e diminuir o risco lesão.
Dicas da maratonista olímpica e educadora física Adriana Silva CREF SP 156667.
Aproveite essas dicas, cuide do seu corpo e da sua mente e corra com segurança!
댓글